terça-feira, 7 de junho de 2016

Projeto Vôlei Nova Petrópolis: O início é na Brincaula

Em 2016, quando completa 15 anos, o Projeto Vôlei Nova Petrópolis tem muito a comemorar para a construção de sua breve história. No seu início, em 2001, o trabalho foi criado para oportunizar alunos de todas as redes escolares a terem acesso à prática do voleibol. O começo reuniu turmas mistas e categoria única e com professores estagiários.
Neste ano, atende aproximadamente 260 crianças entre 4 e 17 anos, divididas em naipes e categorias e com professores especializados nas devidas áreas. Atualmente o Projeto conta com o patrocínio via Lei do Incentivo ao Esporte das empresas COOPERATIVA PIÁ e GERMÂNIA Móveis e Decorações, além do SICREDI via FATES. Tem ainda a parceria da IECLB, da Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, Escola Bom Pastor e PREVENTIVA Atividades Físicas e o apoio dos pais e amigos do voleibol. O Projeto Vôlei Nova Petrópolis é coordenado pela ANEREL (Associação NOVA Esportes Recreação e Lazer).

O primeiro contato da criança com o Projeto é a categoria denominada BRINCAULA que também foi a última a ser definitivamente integrada ao em 2011 iniciando com 6 alunos. Em 2016 são 45 alunos divididos em dois horários nas manhãs de segundas e quartas – feiras. Estão à frente deste trabalho, as professoras Dalva Neumann e Naiara Schommer. Naiara, orienta as crianças como monitora, pois está em fase de conclusão do curso de Bacharel em Educação Física na Feevale de Novo Hamburgo.

Dalva é formada em Magistério pelo Colégio Frederico Michaelsen de Nova Petrópolis e graduada em Pedagogia (com especialização em Supervisão e Orientação Escolar pela Feevale de Novo Hamburgo), pós graduada em Gestão Escolar e Psicomotricidade pela PUC de Porto Alegre. E, é ela que comenta o trabalho realizado com as crianças que participam da categoria BRINCAULA dentro do planejamento de trabalho do Vôlei Nova Petrópolis.

 - É na infância que ocorrem as maiores modificações físicas e psicológicas que caracterizam o crescimento e desenvolvimento infantil. O desenvolvimento motor na infância inclui a aquisição de habilidades motoras, que possibilitam para a criança, domínio do seu corpo em diversas posturas, locomoção de diversas formas, e manipulação de objetos e instrumentos variados. Considera-se que estas habilidades motoras apresentam um sequencia definida e sofrem influência tanto de fatores internos como externos. Assim, do ponto de vista ecológico, tanto a família, como a escola ou qualquer outro microssistema influenciam no desenvolvimento da criança.

Vivemos, hoje, num mundo em que as crianças passam entre cinco e sete  horas por dia diante da televisão, redes sociais e jogos eletrônicos. As habilidades motoras estão sendo menos desenvolvidas pelas crianças, o que as prejudicará no futuro, uma vez que, as crianças elaboram todas as suas experiências vitais e organizam a sua personalidade a partir do corpo. O corpo, os movimentos e a imagem que se tem desse corpo são fundamentais na aprendizagem e na formação geral do adulto.

- Temos como principal objetivo com as aulas de psicomotricidade, a Brincaula, desenvolver as habilidades motoras, sociais e afetivas, proporcionando às crianças possibilidades de desenvolver o corpo e suas possibilidades e contribuindo para a sua formação integral e saudável. As crianças desta faixa etária se encontram na fase Motora Fundamental, segundo Gallahue. Desenvolve-se, nestas aulas, atividades que visam desenvolver as habilidades de forma global, portanto, dá-se ênfase nas habilidades fundamentais de locomoção, estabilidade e manipulação. Os movimentos locomotores fundamentais envolvem a projeção do corpo no  espaço em plano horizontal, vertical e diagonal ( corridas, salto horizontal, salto em profundidade, salto vertical, saltito... ) . A estabilidade é o aspecto mais fundamental do aprendizado de movimentar-se,  porque todo movimento envolve a estabilidade ( inclinar-se, estender-se,  virar-se, balançar-se, alcançar, erguer, empurrar, puxar... ). Movimentos manipulativos fundamentais envolvem o relacionamento de um indivíduo com objetos e é caracterizado pela aplicação de força nos objetos e a recepção de força deles (  arremessar e receber, chutar, rolar, rebater, quicar, volear...). Teremos assim uma criança melhor preparada, mais segura de si e habilidosa para ingressar na Iniciação do Voleibol do Projeto Vôlei de Nova Petrópolis, e ter continuidade com os profissionais da área.


- Atendemos crianças de 4 a 7 anos, divididas em duas turmas. Com as crianças de 4 e 5 anos é desenvolvido um trabalho voltado para a Psicomotricidade Relacional, ou seja, onde o brincar e a exploração do corpo e materiais diversos são o foco principal, onde é observado o interesse da criança, faz-se a mediação e cria-se o ambiente adequado para o desenvolvimento motor e sócio-afetivo. Enquanto que com os alunos de 6 e 7 anos desenvolve-se um trabalho um pouco mais dirigido. Propõem-se algumas atividades para o desenvolvimento de algumas habilidades, ou seja, além de oferecer o material propõem-se atividades que devem realizar com o material como por exemplo, cordas, arcos, balões, bastões e principalmente, com bolas, para que as crianças possam ir criando uma certa intimidade com este elemento, que, futuramente, na Iniciação e demais categorias será fundamental.

As aulas se desenvolvem em três momentos. Ritual de entrada, onde combina-se as regras e brincadeiras que serão desenvolvidas, o Brincar, momento em que se desenvolve o que foi combinado e/ou proposto e, no final acontece um Ritual de saída, em que as crianças conversam sobre as atividades do dia. Os rituais de entrada e saída tem como objetivo propor um momento de escuta e comunicação para que possam enriquecer sua linguagem e desenvoltura e dar um feedback sobre o trabalho desenvolvido.

Para o coordenador do Projeto Vôlei Nova Petrópolis, o professor Daniel Emil Roese, além do prazer em realizar um trabalho de tamanha importância dentro do Projeto Vôlei Nova Petrópolis nos aspectos cognitivos sociais e afetivos, fica a dica de uma proposta de trabalho muito bacana e divertida, conduzida por profissionais de altíssima experiência e competência e que são a base motriz para seguir nas categorias seguintes do Projeto como a Iniciação (8 e 9 anos) e Pré – Mirim (10 e 11 anos) onde a criança começa com a aprendizagem de forma lúdica do voleibol de quadra.



               Se você quer conhecer melhor o BRINCAULA, venha procurar diretamente as professoras nos horários de aula realizadas no ginásio da IECLB todas as segundas e quartas – feiras pela manhã, ou ainda realizar contato inicial pelo telefone 54 – 3281 3246 no horário comercial.